21/04/2025

Espanha é cada vez mais escolhida pelos emigrantes portugueses para fixar residência, segundo relatório

Para além de Espanha, os países europeus mais procurados para emigrar são a França, Suiça e o Reino Unido

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

No último ano, Espanha foi o país que mais recebeu emigrantes vindos de Portugal. Aos poucos, Espanha está a substituir o Reino Unido, França ou a Suíça como o destino europeu preferido dos portugueses para emigrar. São mais cinco mil do que no ano anterior. Estes dados foram reportados no relatório «Emigração Portuguesa 2023».

Mesmo com este fluxo, que levou 70 mil portugueses ao país, o mesmo ainda não é visto com preocupação no outro lado da fronteira. Como é o caso da emigração vinda de Marrocos. Portugal é o país europeu com mais emigrantes proporcionalmente à população residente.

A emigração portuguesa para Espanha ainda é muito estável. As comunidades de Madrid e da Catalunha, para além da zona da Raia, são as mais apetecíveis para os emigrantes portugueses. Estas pessoas acabam por atravessar a fronteira procurando melhores oportunidades de emprego e condições de vida. Também há vários espanhóis que fazem caminho inverso e chegam a Portugal, como é o caso do irmão de Pedro Sánchez (que vive em Elvas).

Mesmo com estes números ainda não chegam aos 80 mil registados antes da COVID-19. Durante a pandemia não houve tanta circulação entre os países.