20/09/2025

Espanha e Portugal já escolheram os seus candidatos a melhor Filme Internacional para os Óscares

O vencedor na categoria de melhor Filme Internacional, no último ano, foi a película brasileira "Ainda estou aqui", com Fernanda Torres

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

«Banzo» será o candidato português aos Óscares do próximo ano na categoria de melhor Filme Internacional. Dos candidatos portugueses, este foi o mais votado. Na corrida estavam ainda as longas-metragens «Hanami», de Denise Fernandes, «Os Papéis do Inglês», de Sérgio Graciano, «Sobreviventes», de José Barahona, e «Sonhar com Leões», de Paolo Marinou-Blanco.

O anúncio foi feito pela Academia Portuguesa de Cinema mas só em Dezembro se saberá se o filme português vai integrar lista de candidatos finalistas ao prémio. Espanha vai enviar para esta categoria «Sirât», de Óliver Laxe. Quando estreou nas salas de cinema portuguesas, o realizador esteve presente.

O vencedor do último ano nesta categoria foi a película brasileira «Ainda estou aqui», protagonizada por Fernanda Torres (que também esteve a concorrer na categoria de melhor atriz). No caso do Brasil, o candidato será o «Agente Secreto», Wagner Moura. Este surge como um dos favoritos ao Oscar em lista divulgada pela revista Variety.

As nomeações para os Óscares, às quais «Banzo» é candidato, serão conhecidas em 23 de Janeiro de 2026. A próxima edição dos Óscares, que vai marcar a 98.ª edição destes prémios de cinema, vai acontecer em Março do próximo ano em Hollywood, Los Angeles (EUA). «Banzo» é protagonizado pelo ator Carloto Cotta e é da autoria da realizadora Margarida Cardoso. Este filme fala sobre a herança do colonialismo português em África, revisitando memórias e cicatrizes históricas a partir de um olhar contemporâneo. Apresenta uma memória coletiva.