Fronteiras vão ser repostas em Portugal durante a Jornada Mundial da Juventude

Autoridades portuguesas preparam os últimos preparativos para o maior evento de jovens católicos

Comparte el artículo:

Durante a Jornada Mundial da Juventude, as fronteiras vão ser repostas em Portugal. Este controlo fronteiriço vai ser reposto como tal já havia sido feito em outras viagens de Papas a Portugal. O controlo será reposto em conjunto com os colegas espanhóis. Para além do controlo da fronteira terrestre, também será reforçada a segurança aeroportuária e marítima. Antes do início do grande encontro, os símbolos desta jornada percorreram, no último outono, todo o território ibérico.

A JMJ será um dos maiores eventos que Portugal alguma vez irá realizar. O secretário-geral da segurança interna, Paulo Vizeu Pinheiro, acredita que este será um «megafenómeno» e até a comunidade muçulmana pretende encontrar-se com o Papa Francisco. O Papa também se vai deslocar a Fátima. O grande evento vai decorrer entre Loures e junto ao Tejo, em Lisboa (haverá um outro palco no Parque Eduardo VII e um local de oração em Belém).

O palco-altar da JMJ, que tem um custo de 2,9 milhões de euros, começa a ser montado em abril. Durante estes primeiros dias do mês de agosto, as equipas hospitalares serão reforçadas. A Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto. Esperam-se jovens e peregrinos de todo o mundo. A organização da JMJ não avança com números de peregrinos, mas acredita-se que nunca sejam menos de um milhão.

A XXXIII Jornada Mundial da Juventude vai decorrer sob o mote «Maria levantou-se e partiu apressadamente». O tema musical da jornada é «Há pressa no ar».

Noticias Relacionadas