Autoridades ibéricas vão realizar operação conjunta de policiamento nesta Páscoa

Operação de patrulha mista vai acontecer nas cidades alentejanas de Estremoz e Évora

Comparte el artículo:

A Semana Santa traz um aumento dos turistas em ambos os lados da fronteira e como já é tradição, as policias de Portugal e de Espanha vão realizar um operação conjunta durante esta Páscoa. A PSP vai receber os seus congéneres espanhóis durante esta operação que pretende dar um maior sentido de proximidade aos turistas que passam em Portugal as suas férias da Páscoa.

Segundo a PSP, este tipo de ações «procuram dedicar uma atenção especial ao turista e um contacto mais próximo, num esforço também conjunto contra a delinquência». Estas ações fazem com que a segurança efetiva aumente e as populações se sintam mais seguras. Para além do policiamento, as forças nestes dias vão partilhar conhecimentos, formas de atuação e estreitar laços.

A operação vai decorrer no âmbito da operação Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2023. O policiamento conjunto costuma ser desenvolvido no âmbito do Memorando de Cooperação entre a Polícia de Segurança Pública da República Portuguesa e o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha. Este documento estabelece os principais eixos de cooperação que guiam as relações entre as duas autoridades que costumam atuar, especialmente nos períodos festivos, com patrulhas mistas.

As autoridades espanholas vão estar nas cidades alentejanas de Estremoz e de Évora no fim-de-semana de 8 e 9 de abril. Estes agentes vão estar no mercado semanal de Estremoz, no dia 8 durante o período da manhã, e na zona histórica e comercial de Évora, no dia 8 no período da tarde e dia 9 no mesmo período.

Noticias Relacionadas