03/04/2025

João Lourenço participou numa reunião organizada pela Liga Árabe tendo como objetivo a reconstrução de Gaza

O presidente da União Africana foi convidado a participar na Cimeira extraordinária convocada pela Liga Árabe

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

O presidente de Angola, João Lourenço, participou, no Cairo, numa Cimeira, organizada pela Liga Árabe, que teve como tema principal a atual situação na Faixa de Gaza. Esta foi uma Cimeira extraordinária que pretendeu que toda a região tenha uma posição comum.

A Liga Árabe tem um plano de reconstrução para a Faixa de Gaza. O plano pode ser colocado no ático de imediato, segundo os líderes árabes. O plano assegura a permanência dos palestinos na sua terra. O plano terá um investimento que não será apenas árabe. A embaixadora da Palestina em Portugal, Rawan Sulaiman, foi recebida pelo autarca de Coimbra, José Manuel Silva. Sánchez diz que situação em Gaza «não se resolve com negócio imobiliário», tal como Donald Trump chegou a defender.

Lourenço é o atual presidente da União Africana, que torna o presidente angolano uma das personalidades mais importantes do mundo. João Lourenço apresenta-se como um «campeão da paz» do lado africano. A presidência da União Africana foi felicitada por vários colegas da CPLP, incluindo Timor-Leste.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Tete António, lembrou que a questão Palestina faz parte da agenda da União Africana. Esta participação demonstra a solidariedade existente entre os dois blocos. Ambos os blocos já denunciaram o genocídio contra os palestinianos. Guterres acredita que África pode ter a chave para solucionar vários conflitos.