07/05/2025

O melhor da cozinha catalã está no centro de Cascais no Bodega Brava

Este espaço foi criado por três amigos de Cascais com ligações a Barcelona e Madrid

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

No meio de Cascais, a Mónaco portuguesa, é possível encontrar uma casa onde é possível comer tapas e beber cañas num ambiente bastante descontraído. O melhor da comida ibérica é servido na Bodega Brava. Projeto de três amigos de Cascais mas com fortes ligações a Espanha.

Este é o menu do restaurante Bodega Brava, que tem na sua cozinha o chef Henrique Rosa. Este chef passou pelo El Bulli (de Ferran Adrià), o Basque Culinary Center e viveu vários anos em Barcelona. Quando voltou a Portugal, trabalhou no hotel Sheraton Cascais. Um dos mais conhecidos desta vila. O menu do Bodega Brava é de inspiração catalã mas usam produtos dos dois lados da fronteira. Os enchidos são cortados a mão. Os vinhos são todos portugueses, não fosse esta uma bodega.

Neste restaurante é possível comer croquetes de presunto, bomba de Barceloneta com recheio de carne picada temperada ou chouriço taberneiro com mel picante. Estas são apenas as entradas mas depois temos mexilhões em tomate e vermute, gambas com lima ou cachaço de bacalhau com grão. Para terminar, há tarte queimada acompanhada de um torrão ou com a sobremesa que junta o doce típico de Girona, o xuixo. O doce mais típico de Girona é acompanhado por algo que bem descreve Cascais, os gelados da Santini.

O Bodega Brava abriu no início deste 2025 e desde então tem feito sucesso não só junto dos habitantes de Cascais mas também dos seus visitantes. Para além do ambiente descontraído e dos petiscos é possível ouvir música em espanhol.