Oleiros e ceramistas de Portugal e de Espanha mostraram o melhor das suas artes em Festa Ibérica

Para além do valor cultural que a cerâmica tem, esta também pode ter um valor económico que pode ser bastante positivo

Comparte el artículo:

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro, em São Pedro do Corval (no concelho de Reguengos de Monsaraz), aconteceu de 18 a 21 de maio. Esta festa reuniu especialistas em olaria e cerâmica de Portugal e de Espanha. Estes artistas eram, na sua maioria, oriundos dos centros oleiros de S. Pedro do Corval e de Salvatierra de los Barros (na província de Badajoz). Os dois centros costumam fazer uma mostra conjunta anualmente, onde promovem o melhor da cultura da olaria.

A cerâmica e a olaria são formas de arte vivas. A Festa Ibérica da Olaria e do Barro costuma acontecer nestes dois municípios transfronteiriços em anos alternados. Este ano foi a vez do lado português demonstrar que a cultura da Raia também pode ser demonstrada através da cerâmica que aqui se faz. Para além destas duas localidades também participaram olarias de Badajoz, Assafora, Arrancada do Vouga, Mourão, Loures, Galegos Santa Maria, Montemor-o-Novo, Guimarães, Barcelos, Agualva-Cacém, Torres Vedras, São Bartolomeu de Messines, Galegos São Martinho, Vila Nova de Milfontes, São Martinho do Bispo, Baixa da Banheira, Queluz e São Marcos do Campo.

No Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval foi inaugurada a exposição “Cerâmicas Espanholas Extinguidas”. A 27ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro contou com a participação de 41 olarias e ceramistas. Também houve espaço para exposições, oficinas de olaria, demonstrações ao vivo, jornadas ibéricas e momentos de Cante Alentejano e Flamenco. Nestas atividades valorizou-se a olaria e o seu valor artístico, mas também económico.

Noticias Relacionadas