06/04/2025

Con el patrocinio de:

Operação em Portugal passa a ser rentável para a Mercadona com um lucro superior a 7 milhões de euros

Juan Roig pretende que a Mercadona em Portugal seja mais "portuguesa" e como tal a compra aos fornecedores portugueses tem aumentado

Comparte el artículo:

Pela primeira vez, a Mercadona ganha dinheiro em Portugal. O local que escolheram para internacionalizar a marca que já é um dos supermercados mais queridos dos portugueses. Ao fim de cinco anos, a operação no país tornou-se rentável. Atingiram lucros de 7 milhões de euros e tiveram vendas de 1.800 milhões de euros. No global da operação ibérica, as receitas portuguesas pesaram perto de 5% do total dos 38.835 mil milhões de euros faturados. As compras a fornecedores portugueses atingem os 1.400 milhões de euros. No total, sete mil são os trabalhadores que a Mercadona tem em Portugal.

Os resultados foram apresentados numa reunião que aconteceu em Valencia. Mesmo com este lucro, o presidente considera que o valor ficou abaixo do perspetivado. Os ganhos chegaram depois de um ano com perdas. A melhoria é alcançada em parte devido ao bom estado em que ambas as economias se encontram, muito devido ao turismo.

A Mercadona é o maior grupo de distribuição em Espanha. Segundo o presidente da empresa retalhista, Juan Roig, «2024 foi um ano espetacular». A empresa apresentou os seus resultados também em Portugal. No último ano, a Mercadona abriu 11 novas lojas e inaugurou o segundo bloco logístico. Na Margem Sul abriram mais una loja, em Fernão Ferro, e compraram um terreno no concelho de Sesimbra para construírem aí um espaço num futuro próximo. Em Portugal existem um total de 60 lojas a render.

O objetivo da Mercadona é continuar a desenvolver o mercado português e no próximo ano registar lucros de 14 milhões de euros.