Porto de Sines prepara-se para receber os maiores navios do território ibérico

Sines caminha para se tornar num hub ibérico devido às várias instalações que para lá estão programadas

Comparte el artículo:

Com os novos pórticos, Sines vai poder receber os maiores navios porta-contentores na península ibérica. Estas gruas tem um alcance de 24 filas de contentores e uma altura de 55 metros. Com a inclusão destas duas novas gruas o porto de Sines vai poder manobrar navios com dimensões superiores a 24.000 TEU, sem limitações de tamanho.

Estes mega pórticos de cais ship-to-shore vai permitir que o maior porto de águas profundas de Portugal receba litro tipo de navios, o que expande a capacidade de Sines. Esta nova estrutura vai tornar Sines no “porto de entrada preferido” da península ibérica. O objetivo é criar um novo hub logístico em território ibérico.

As obras do Terminal XXI em Sines tiveram início em 2000, encontrando-se na 3.ª fase de expansão, neste momento. Em 2030, altura em que as obras deverão estar concluídas, o porto vai poder duplicar a sua movimentação anual. O porto de Sines vai ter uma ligação ferroviária a Espanha brevemente.

A Repsol é uma das empresas presentes em Sines, que vai receber um mega centro de dados. Este é considerado o maior investimento estrangeiro no país na última década. O projeto de hidrogénio em Sines e o gasoduto ibérico vão receber verbas da UE para a sua construção.

Noticias Relacionadas

El paralelismo asincrónico luso-español

La tesis del paralelismo asincrónico, en la historia política e intelectual peninsular, según la profesora Pilar Vázquez Cuesta, es de Fidelino de Figueiredo. Vázquez tuvo