Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo eleito para novo organismo ibérico

O novo organismo que tutela o ciclismo praticado nas nações de língua portuguesa ou espanhola nasce no Panamá

Comparte el artículo:

Delmino Pereira foi eleito para ocupar o cargo de vice-presidente da União Ibérica de Ciclismo. A UIC foi criada no Panamá, país onde está a decorrer os Campeonatos Pan-Americanos de Ciclismo. Participaram 28 países (destes, 8 falam português) na reunião fundadora deste organismo que terá como presidente o cubano José Manuel Peláez. Desta forma, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo assume um cargo de importância neste novo organismo ibérico.

A informação foi dada pela própria entidade federativa. Delmino Pereira também vice-presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC). Pereira vai ser o responsável pelos países de língua portuguesa e o espanhol José López Cerrón será o responsável pela área hispânica. Este organismo intercontinental, que junta federações de quatro continentes diferentes, pretende regular o ciclismo nos países de língua oficial portuguesa ou espanhola.

O objetivo é promover o ciclismo nos 28 países participantes, favorecer a partilha de conhecimentos entre as diferentes federações e apoiar a aliança que assim nasce entre as três federações ibéricas (Portugal, Espanha e Andorra) e os restantes associados. Para além destas duas línguas serem as oficiais da União Ibérica de Ciclismo, a sede oficial será em Madrid. O organismo ficará nas instalações da Real Federação Espanhola de Ciclismo.

Os fundadores comprometeram-se, durante a criação deste organismo, a reunirem-se sempre que necessário. Quando olhamos para os pelotões que correm em Portugal e em Espanha vemos vários ciclistas oriundos de países da ibero-america, como é o caso do venezuelano Orluis Aular. O ciclista da Caja Rural ganhou a Clássica da Arrábida.

Noticias Relacionadas