Real Forte da Conceição, um refúgio de paz e tranquilidade

Comparte el artículo:

Tive a oportunidade de hospedar-me no hotel Eurostars Real Forte da Conceição, uma das fortificações militares mais espetaculares de toda a Espanha. Está localizado na Aldeia del Obispo, província de Salamanca e apenas 500 metros da fronteira com Portugal, na localidade de Vale da Mula (Portugal, distrito da Guarda). Exemplo mais importante da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, sua história está intimamente ligada à longa trajetória de uniões e desuniões existentes entre Espanha e Portugal.

Construído em plena Guerra de Restauração Portuguesa, a primeira construção foi erguida precisamente no dia 8 de dezembro de 1663, dia da Imaculada Conceição, daí vem seu o nome. Seu promotor foi o Duque de Osuna, por ordem do rei Felipe IV, em resposta às fortificações lusas de Castelo Rodrigo e Almeida, e para abrigar os exércitos que deveriam recuperar o trono de Portugal para o monarca.

Poucos meses depois, as tropas do duque de Osuna foram derrotas, na batalha de Castelo Rodrigo, e em 8 de junho de 1664, o rei Felipe IV destituiu o duque e ordenou a primeira demolição da construção. Foi reconstruído no século XVIII, entre 1736 e 1758, quando o rei Felipe V viu a necessidade de fortalecer a proteção na fronteira espanhola. O novo forte, com seu particular design, é obra do arquiteto militar Moreau, quando adquiriu seu peculiar desenho em forma de estrela.

O Real Forte da Conceição foi testemunha durante dois séculos dos conflitos ocorridos na fronteira entre Castela e Portugal, mas seu protagonismo máximo chega durante a Guerra da Independência no século XIX. Durante o conflito, o forte foi habitado por franceses, com a invasão de Portugal pelo general francês Massena, em tentativa de anexar Portugal e também pelos ingleses, então aliados dos portugueses.

Numa destas lutas, e para evitar nova ocupação francesa, o General Crawford, oficial inglês, em sua retirada e por ordem do Duque de Wellington, manda em 1810, demolir o Forte da Conceição pela segunda vez, porém este foi parcialmente destruído, porque a pólvora estava molhada. O complexo defensivo foi desenhado com quatro bastiões e revelins, um caminho coberto, fossos, uma ponte levadiça, parapeitos, casamatas, uma capela, cisternas, um hospital, uma casa do governador.

O forte esteve abandonado até à sua restauração, no início do século XXI, quando passou a ser uma propriedade privada. Em 2012 foi reinventado novamente, após seis anos de obras foi transformado em hotel de luxo, e recebeu em 2014 o prêmio de melhor restauração de um edifício militar. Atualmente o Real Forte da Conceição está protegido pela Lei do Patrimônio Histórico Espanhol, e também foi declarado como bem de interesse cultural.

Os muros deste grandioso complexo defensivo, passaram de servir como defesa ante os inimigos e dar abrigo aos soldados, a proporcionar descanso e lazer aos viajantes de várias nacionalidades. Neste lugar temos a oportunidade de ver a harmonia e boa convivência, no que os habitantes dos países vizinhos chamam de raia. Definitivamente o passado conflitivo e o campo de batalha ficaram para trás, sendo o Forte da Conceição um exemplo de refúgio de paz.

É um lugar de incrível beleza, as instalações modernas e a decoração elegante convivem com a rústica e antiga arquitetura de guerra, cada canto deste forte presenciou acontecimentos importantes, que acumulam muitas histórias. No meio de tanta construção militar destaca-se a obra do artista Manuel de Larra Churriguera, a porta principal exibe um escudo real, é realmente imponente e nos dá às boas-vindas a tudo que está por vir.

Diga-se que o lugar possui uma interessante capacidade de absorção, transmite tanta calma e tranquilidade, que você não vai querer sair facilmente de lá. O conforto e a comodidade, faz com que você se sinta como em sua própria casa. No Eurostars Forte da Conceição, dorme-se como um rei, o tamanho dos quartos realmente nos surpreendeu. Os quartos possuem teto em forma côncava, geralmente o salão está separado do quarto, que conta com banheira e varanda.

O hotel possui suítes especiais, a suíte real tem uma entrada e magnifica varanda própria, e uma espetacular jacuzzi. Desde a varanda de outra suíte se aprecia as vistas das pontes levadiças da fortaleza. O café da manhã é generoso e variado, o melhor é desfruta-lo com calma e ao ar livre, apreciando a natureza e as bonitas e imponentes vistas da entrada, com seus amplos fossos. Para sentir-se importante como os duques.

A gastronomia está presente, o restaurante mescla a cozinha tradicional da região com a gastronomia atual, e elabora deliciosos pratos com os melhores ingredientes e produtos, da Espanha e de Portugal. O restaurante é bonito e elegante, está em um dos salões em forma côncava da fortaleza, e com vistas para o Pátio de Armas. Nos meses de bom tempo, você poderá jantar ao ar livre nesse pátio, sob a noite estrelada.

Como veem, estar hospedado ou visitar o real Forte da Conceição é uma experiência única e para todos, é um paraíso para os amantes da história, da natureza, da gastronomia, da tranquilidade… Sejamos como o forte, que com mais de três séculos de antiguidade lutou bravamente contra a passagem do tempo e continuou, apesar de ser demolido duas vezes, mantendo ainda sua peculiar estrutura.

Noticias Relacionadas