Cada vez há mais portugueses a comprarem casa em Espanha e neste ano foi batido um recorde nas vendas. Muitos são os motivos que levam os portugueses a comprarem uma casa no outro lado da Raia, como é o caso da proximidade geográfica ou as oportunidades de emprego. A Extremadura é um dos locais onde os portugueses mais compram casa.
Até Junho, foram vendidas 921 casas por um preço médio de 1.839 euros/m2. Este valor até é inferior a média que os estrangeiros gastam para comprar casa em Espanha e os suecos são a nacionalidade que gastou mais para comprar casa em terras espanholas.
Comparando com o período homólogo do ano anterior, os portugueses compraram mais de 50 casas. Portugal é uma das oito nacionalidades estrangeiras que mais compraram casas em Espanha no primeiro semestre de 2024. Os britânicos são aqueles que mais casas compram em Espanha e são mesmo conhecidos como expatriados. Seguem-se os marroquinos e os alemães que fecham este pódio. As outras nwciolidades que mais casas compram em Espanha são: a italiana, polaca, ucraniana, americana, irlandesa, colombiana e portuguesa.
Segundo o Conselho Geral dos Notários de Espanha, no período de tempo anteriormente referido, os estrangeiros compraram 69.412 habitações no país. Isto significa que em cada cinco casas vendidas, uma foi vendida a um cidadão estrangeiro. Desde que há registos (estes começaram em 2007), que este ano é aquele em que os estrangeiros têm um maior peso na compra de casas. Estas estão a ser vendidas aos preços mais elevados de sempre, já que custam uma média de 2.249 euros/m2.