A Embraer vai abrir uma subsidiária com base em Portugal que terá como objetivo a defesa do território europeu. O objetivo desta nova subsidiária da Embraer é dar soluções de segurança e de defesa não só para os países da NATO, mas também da UE. Que pretende reforçar a sua aposta na defesa. No caso de Portugal, o governo de Lisboa anunciou a compra de 12 aeronaves Super Tucano num investimento orçado em 200 milhões de euros. Estes aviões vão ser operados pela Força Aérea Portuguesa. Estes aviões deverão ser entregues até 2026.
Este anúncio aconteceu após a visita do ministro brasileiro dedicado a aviação a Portugal há poucos meses. A fabricante de aeronaves brasileira já produz em Portugal e esta nova subsidiária dedicada a segurança vai ter escritórios em Lisboa. Para a Embraer, a abertura desta subsidiária será «um marco estratégico para sua expansão na Europa». Segundo o ministro da defesa português, Nuno Melo, a economia portuguesa terá retorno com a parceria com a Embraer. As duas entidades vão se juntar para o fabrico e manutenção de dois modelos de aeronaves. Portugal pretende se tornar num cluster aeronáutico.
A Embraer é um fabricante brasileiro e é líder mundial de aeronaves comerciais até 150 lugares. Contam com mais de 100 clientes em todo o mundo.