Timor-Leste vai receber a 12.ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP. Estes Jogos, ao estilo dos Olímpicos, vão acontecer na cidade de Dili entre os dias 17 e 25 de Julho. Este anúncio foi feito (há já um ano) pelo coordenador do Desporto do Plano de Ética no Desporto da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, José Lima.
Segundo o governo de Dili, o país está preparado para receber a organização desta competição. A cerimónia de inauguração do evento vai acontecer no Estádio Municipal de Dili. Este ainda precisa de algumas melhorias, como é o caso da iluminação ou dos balneários, que deverão estar concluídas até Maio deste ano. O campo de voleibol também deverá receber melhorias.
Em Fevereiro, uma equipa técnica com elementos dos vários países participantes vai visitar Dili para certificar a capacidade das suas infraestruturas, tanto as desportivas como os hotéis, para receber este evento da CPLP. Durante o evento vão existir 200 voluntários, especialmente estudantes que desta forma vão melhorar as suas competências na língua portuguesa, que vão acompanhar os jovens atletas participantes.
Que terá as seguintes modalidades: futebol, atletismo, xadrez, voleibol de praia, ténis, karaté, basquetebol e taekwondo. A CPLP considera que o desporto, especialmente o escolar, é bastante importante para a formação das sociedades lusófonas.
As comitivas de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Moçambique já confirmaram a sua presença em todas as modalidades que vão fazer parte destes Jogos. Para a sua organização, o governo de Timor-Leste pretende gastar 3,7 milhões de dólares. A mascote desta competição será o Lafaek, que é crocodilo em Tétum (a outra língua oficial do país). Do grupo da CPLP, apenas a Guiné-Equatorial ainda não recebeu esta competição que têm como países mais medalhados Portugal, Brasil e Angola.
Os últimos Jogos da CPLP aconteceram em São Tomé e Príncipe. Estes Jogos realizam-se a cada dois anos nos diferentes países da CPLP. A primeira edição aconteceu em 1992 na cidade de Lisboa.