07/05/2025

Costa fez a sua primeira visita a Barcelona como presidente do Conselho Europeu e comparou a Europa a «Sagrada Família»

O presidente do Conselho Europeu pediu mais interconexões energéticas entre o continente para que o apagão elétrico não volte a acontecer

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Presente em Barcelona, pela primeira vez no seu cargo europeu, António Costa falou no 40° Cercle d’Economia. Encontro anual de empresários que aconteceu na Catalunha e que pretende fazer uma «chamada» para que o pulmão econômico europeu «acorde» num momento em que o mundo, incluindo o velho continente, estão sob a «espada» das tarifas económicas de Trump. António Costa também visitou a fábrica que a SEAT tem em Martorell e aí conheceu todos os projetos que têm em desenvolvimento. A indústria automóvel na Catalunha tem um forte peso. Também visitou instituições ligadas a Inteligência Artificial.

No discurso feito neste encontro, o presidente do Conselho Europeu fez uma comparação entre a União Europeia e a «Sagrada Família» (por estar ainda inacabada). «Um projeto enorme, rebuscado, idealista e de dimensões históricas», disse Costa. Que reforçou que «os europeus podem alcançar tudo aquilo que quiserem».

António Costa, presidente do Conselho Europeu, pede mais interconexões energéticas, entre o território ibérico e o resto da Europa, para reduzir o risco de futuros apagões de larga escala (como aconteceu na última semana).

Também foi até ao Palau de la Generalitat para se encontrar com Salvador Illa. «A Catalunha sempre esteve na vanguarda do projeto europeu e estou contente por estarem a contribuir ativamente para o crescimento da Espanha, que é um grande motor da economia europeia», lembrou António Costa, que afirmou estar, como português, «contente por ver a Catalunha de volta». Algo que Illa tem vindo a reforçar. Na reunião entre os dois líderes falou-se sobre política europeia e internacional e o Governo da Catalunha reforçou o seu compromisso firme com o projeto europeu.