11/05/2025

Vila Real de Santo António presta tributo à ex-número 1 do circuito de padel mundial

No seu último ano de competição e pelo legado que deixou na modalidade, a espanhola Carolina Navarro Björk foi homenageada no torneio FIP SILVER de VRSA 2025

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

Depois do anúncio da sua retirada do circuito profissional de padel, em dezembro de 2024, o Padel Clube de Vila Real de Santo António e o Município de VRSA não deixaram que Carolina Navarro se despedisse do torneio FIP SILVER VRSA 2025 sem, antes, lhe prestarem uma sentida homenagem pela sua notável carreira. 

“Estou muito feliz por receber o carinho das pessoas daqui”, afirma a jogadora, minutos após o tributo. “É a primeira vez que participo [neste torneio] e, a verdade é que me trataram muito bem”. Trata-se da segunda homenagem que recebeu em Portugal, tendo a primeira tido lugar no FIP GOLD de Paredes, em fevereiro de 2025.

Todos os desportos têm os seus ícones e, no que toca ao padel, Carolina Navarro é um deles. Com 49 anos, dos quais 30 dedicados a esta modalidade, a espanhola nascida em Málaga, destacou-se por ser a número 1 do ranking mundial de World Padel Tour durante 9 anos seguidos, 12 vezes campeã de Espanha, vencedora de 100 torneios internacionais e 3 vezes campeã do mundo por duplas (2000, 2006 e 2012), entre outros feitos.

Carolina Navarro, nome incontornável na história deste desporto, prepara-se para colocar um ponto final na sua carreira como jogadora — mas apenas um ponto e vírgula no que diz respeito ao seu percurso na modalidade. “Vou desfrutar do que resta do ano”, sublinha a atleta, enquanto já planifica novos projetos: “quero criar um clube em Málaga e outro em Madrid, uma academia com a minha própria metodologia. Além disso, estou a começar a colaborar com a marca espanhola Joma, que está a investir fortemente no padel e quer que eu os apoie na internacionalização e no design das raquetes — tudo o que eu possa contribuir com a minha experiência”.

Carolina despediu-se de VRSA com um forte agradecimento a Portugal, “sempre que venho cá sou muito bem recebida. O meu muito obrigada a toda a organização e a todas as pessoas que tornaram isto possível”.

Foto: Carolina Navarro acompanhada pelo presidente do Padel Clube de Vila Real de Santo António, Octávio Salvador, e pela representante da Câmara Municipal de VRSA, Sara Gomes. FOTOGRAFIA DE ANDRÉ LUIS ROLLA