18/01/2026

No meio de um furacão com a ministra da Saúde, Luís Montenegro lembra o papel de Cavaco Silva para o país

Os diferentes candidatos presidenciais já falaram sobre estes temas e existe um pedido para extinguir o partido Chega

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Luis Montenegro hablando en un evento con un fondo artístico

Luís Montenegro homenageou o antigo primeiro-ministro e presidente de Portugal, Cavaco Silva, defendendo que existe um «Portugal antes e depois de Aníbal Cavaco Silva». Foi há 40 anos que Cavaco Silva tomou posse com o X Governo Constitucional.

O antigo líder do PSD, Cavaco Silva, defende que «os erros cometidos por um Governo não podem ser escondidos”. Cavaco Silva, tal como toda a direita, acredita que o atual estado da emigração está ligada ao Governo de esquerda mas este tema, tal como o estado da saúde, não pode ser «escondida debaixo da mesa «.

Um dos candidatos presidenciais, Henrique Gouveia e Melo, lamenta as declarações do Governo. O ministro da presidência, Leitão Amaro, disse que «Portugal fica mais Portugal» com a nova Lei da Nacionalidade.

Quando Portugal fica mais Portugal?

Gouveia e Melo respondeu que «Portugal fica mais Portugal quando as grávidas não tiverem problemas para parirem». O mais recente caso envolve uma mulher da Guiné-Bissau que morreu depois de ir a um hospital (na zona da Amadora). A SOS Racismo acusa a ministra de ter uma visão «profundamente racista». Uma antiga ministra, Maria de Belém, defende que «sem sensibilidade não há boas decisões».

Todo este caso está a acontecer num período em que existe um abaixo-assinado a decorrer para que o crime de racismo seja colocado na Constituição de Portugal. A ministra da Saúde defendeu a morte desta e de outras grávidas emigrantes por não saberem falar português ou terem telemóvel. Estas declarações levantaram a indignação não só da família mas como da população em geral que pede a demissão da ministra. Fala-se que a ministra apresentou a sua demissão mas Luís Montenegro ainda não a efetivou. O cenário de demissão foi mesmo negado numa conferência de imprensa onde se anunciou um aumento nas pensões.

O antigo responsável pelo plano de vacinação contra a COVID-19, Gouveia e Melo, tem o apoio público de figuras da direita à esquerda, desde Rui Rio a Manuel Pizarro. Vital Moreira, um dos principais constitucionalistas do país, defende que o perfil presidencial deve ser de uma pessoa moderada e não «perturbada» («guinho» para o candidato do Chega, André Ventura). Existe mesmo um pedido, feito pelo advogado Garcia Pereira, para extinguir o partido de extrema-direita. Jorge Pinto, do Livre, está a tentar ganhar espaço mediático.