04/04/2025

António Costa regressa ao Palácio de Belém já como presidente do Conselho Europeu

O novo presidente do Conselho Europeu tem se demonstrado preocupado com temáticas não só belicistas mas também da adesão de novos estados-membros

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

António Costa esteve presente pela primeira vez em Belém como presidente do Conselho Europeu. Costa é o primeiro português e o primeiro socialista neste cargo. Quando tomou posse neste novo cargo lembrou o seu passado não só político mas também a vertente portuguesa de construtora de pontes diplomáticas para ajudar a consolidar um projeto europeu multicultural.

Costa e Marcelo voltaram a estar juntos após este primeiro ter assumido um dos principais cargos da Europa. Durante o encontro, e perante os jornalistas, ambas as figuras demonstraram estar bem-dispostas. A 25 de Novembro do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o antigo PM com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo. O gesto de ser recebido na Sala das Bicas, no Palácio de Belém é raro, e o presidente da República fez questão de ostentar a relação calorosa que mantém com o seu antigo aluno.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Costa em audiência e depois foram almoçar. Durante o encontro discutiram-se assuntos internacionais e europeus. Falou-se sobre assuntos estratégicos que também preocupam Portugal.

O almoço com Costa aconteceu apenas um dia depois de na mensagem de Ano Novo ter deixado implícitas algumas queixas na relação com o governo de Montenegro enquanto tinha referido várias vezes que a relação com Costa era uma «felicidade que não conhecia». A 7 de Novembro de 2023, António Costa demitiu-se após estar oito anos no cargo de primeiro-mibistro e ter visto o seu nome envolvido no cargo judicial ‘Influencer’.