O Instituto Cervantes de Lisboa recebeu o 40º aniversário da Editora Regional da Extremadura. No evento, analisou-se as décadas de relacionamento e geminação entre Portugal e a Extremadura através da literatura. No evento, a editora reafirmou o seu compromisso com a difusão da cultura transfronteiriça. A ligação entre as letras da Extremadura e de Portugal também acontece graças a revista ‘Suroeste’, que já conta com catorze edições.
Pelo Instituto Cervantes passaram professores universitários (como é o caso de Antonio Saez Delgado), contadores de histórias, tradutores e poetas que participaram na palestra-colóquio onde se celebrou os 40 anos da Editora Regional da Extremadura. O tema deste evento foi ‘As letras portuguesas na editora regional da Extremadura’.
A consolidação desta editora foi conseguida em graças a publicação do livro ‘Do outro lado’, de Ana Olivera. Literatura de viagens ou coleções de bolso são alguns dos géneros que podemos encontrar na editora da Extremadura.Do catálogo desta editora fazem parte vários escritores portugueses, como é o caso de Gonçalo M Tavares, Teolinda Gersão, Peixoto, José Gil, Eduardo Lourenço, Ruy Ventura, Fernando Pinto do Amaral, Nuno Júdice, Florbela Espanca ou Miguel Torga.
Esta editora também tem apostado na tradução de nomes da poesia portuguesa, como é o caso de Ruy Ventura e Fernando Pinto do Amaral.Desde que esta editora foi fundada, em 1984, que têm apostado em inúmeros escritores e pensadores portugueses para apresentarem o melhor da língua portuguesa na região transfronteiriça