Lula da Silva em Portugal para relançar as relações entre os dois países

O presidente eleito do Brasil pretende voltar com as reuniões bilaterais o mais rapidamente possível

Comparte el artículo:

O presidente eleito do Brasil, que recentemente esteve presente na COP27, iniciou uma visita de dois dias a Portugal. A visita a Portugal acontece antes de tomar a faixa presidencial. A cerimónia de tomada de posse vai acontecer a 1 de janeiro de 2023. Durante as eleições, Lula foi o vencedor das mesas de voto instaladas em Lisboa, no Porto e na ilha da Madeira. No país vai se encontrar com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa (que o apoiou publicamente durante as eleições) para relançar as relações entre as duas nações que são irmãs. Uma relação que esteve algo abalada durante o mandato de Bolsonaro (que nunca visitou Portugal oficialmente).

A escala em Portugal pretende retomar a relação privilegiada com a União Europeia. Para Lula da Silva, «Portugal é um país irmão e importante parceiro do Brasil na Europa. Vamos retomar diálogos para o melhor de nossos povos». No Palácio de Belém, para além de Lula, o presidente português também recebeu o seu homólogo moçambicano Filipe Nyusi. Em Lisboa, Lula da Silva almoçou com um grupo de empresários brasileiros e encontrou-se com vários líderes da comunidade. Esta é a maior comunidade de estrangeiros a viver no país.

Em Portugal, Lula foi recebido com manifestações tanto de populares que estão a seu favor como contra do dirigente do Partido dos Trabalhadores. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o facto de Lula da Silva escolher Portugal como primeiro país para uma visita bilateral representa «um sinal muito forte. O objetivo de ambos os governos é recomeçar as habituais reuniões bilaterais já em 2023.

Noticias Relacionadas

El iberismo racial de Vasconcelos

Cuando, tras impartir un curso sobre el racismo cultural en la Universidad Nacional Autónoma de México, mi amigo el doctor Rafael Pérez Taylor, director a