Supertaça Ibérica vai juntar as melhores equipas de andebol de Portugal e de Espanha

Prova surge após o anúncio oficial do Euro 2028 da modalidade a decorrer em território ibérico

Comparte el artículo:

Pela primeira vez, os vencedores dos campeonatos de andebol de Portugal e de Espanha e os das respetivas supertaças (caso o vencedor do campeonato e da supertaça seja o mesmo, a equipa que ficou em segundo lugar vai marcar presença nesta nova competição) vão se encontrar num conjunto de jogos que vão decidir o vencedor da primeira edição desta prova ibérica.

Na cerimónia de apresentação da Supertaça Ibérica, que aconteceu em Málaga, o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, lembrou que a prova «é mais um passo da cooperação entre as federações de Portugal e Espanha. Não é o primeiro, mas é um passo muito importante». Os dois países, em conjunto com a Suíça, vão receber a organização conjunto do Euro 2028 da modalidade.

Esta é a terceira vez que Portugal recebe a organização dos maiores eventos de andebol. Em 1994 foi o anfitrião do primeiro Europeu e em 2003 recebeu o Mundial. Espanha também já recebeu um Euro, em 1996. A Suíça acolheu o Campeonato da Europa de 2006. O Euro-2028 de andebol masculino vai decorrer na península ibérica e na Suíça de 13 a 30 de janeiro. Esta será a 18ª edição do Torneio Masculino Continental.

Na Supertaça Ibérica de andebol, as meias-finais vão juntar as melhores equipas de andebol a jogar em Portugal e em Espanha. O FCP vai enfrentar o Granollers (finalista vencido da Supertaça de Espanha) e o Sporting encontrará o Barcelona (do português Luís Frade). Estes jogos vão decorrer, nos dias 17 e 18 de dezembro, em Málaga. Neste último dia vão ser definidas a ordem em que as quatro equipas ficarão.

Noticias Relacionadas