Portugal tem uma das melhores gastronomias do mundo e é cada vez mais reconhecida com galas próprias, como será a da Michelin. Portugal vai ter, em 2025, uma gala do Guia gastronómico Repsol de e «para portugueses”.
«Assinalamos 45 anos da existência do Guia e temos feito um acompanhamento da cena gastronómica, ao ponto de fazer sentido começar a internacionalizar o mesmo até Portugal. É muito importante para nós inaugurar esta nova fase do Guia e estamos para além de emocionados, porque em Portugal existem muitos sabores para desfrutar e para dar a conhecer»,lembrou a diretora da marca, Maria Ritter, aos meios de comunicação.
As recomendações terão um cariz 100% português. Desde os restaurantes mais conhecidos até a cozinha escondida que merece ser conhecida. Este anúncio foi feito pela diretora do guia espanhol ainda no mês de Março. Este guia já chegou a existir de forma impressa em Portugal em 2007 mas sem grande sucesso. O novo guia não será tão formal.
Este novo guia em Portugal foi lançado no restaurante Semea by Euskalduna de Vasco Coelho dos Santos. O guia Repsol será semelhante ao da Michelin mas aqui as estrelas de avaliação são substituídas por sóis. As classificações funcionam de um a três sóis. Um sol irá para os estabelecimento com qualidade e serviços bons o suficiente para recomendar a um amigo. Dois sóis destacam aqueles que são dignos de um regresso e que se distinguem sobretudo pelo domínio da técnica e a procura pelos melhores produtos. A pontuação máxima fica reservada para aqueles que justificam a viagem, ou seja, os três sóis.
A avaliação vai começar já a partir de 2025. As avaliações vão ter em conta os seguintes requisitos: tipo de talheres, o tamanho das toalhas, o ambiente do restaurante, a qualidade da comida e da garrafeira ou o cuidado na cozinha e os preços praticados.