Até 2027, o grupo CaixaBank espera crescer em Portugal, graças ao BPI, até 4%, mas sem novas aquisições. Chegou-se a falar que poderiam comprar o Novo Banco (antigo Espírito Santo). Pretende-se que o banco cresça, nos próximos anos, de uma forma orgânica. Segundo o CauxaBank, o banco português tem evoluído e atuado «francamente bem». Nos próximos três anos não haverá encerramento de balcões ou despedimento do pessoal que trabalha para o grupo em Portugal.
Para além disto, «ignoram» Angola e Moçambique para futuras expansões.Segundo os dados que constam do Plano Estratégico 2025-2027 do CaixaBank, o BPI deverá crescer 4% anualmente neste período tanto em concessão de crédito como em recursos de clientes.
O grupo, que não pretende realizar tão cedo novas aquisições no país, apresentou o seu plano estratégico em Madrid. A visão para Espanha também é bastante positiva, segundo o presidente executivo do grupo financeiro, Gonzalo Gortázar.
Este grupo financeiro espanhol adquiriu o banco em 2016. O CaixaBank teve lucros de 4.816 milhões de euros no ano passado, um aumento de 53,9% em relação a 2022. O grupo tem mais de 20 milhões de clientes e uma rede de mais de 4.000 balcões entre Espanha e Portugal. Continuando a falar sobre o investimento em Portugal, o ministro responsável pela pasta da economia acredita que, apesar do atual momento do mundo, o país será um «porto seguro» para o investimento.