Depois da participação no G20, a visita de Luís Montenegro ao Brasil (a primeira vez que faz esta viagem como PM) termina em São Paulo. Na cidade, a maior da América latina, encontrou-se com a vasta comunidade portuguesa (que é uma das maiores) e defendeu a importância da língua que nos une. Atualmente em várias salas de cinema de São Paulo está em exibição o filme de animação português ‘Nayola’, que conta a história de três mulheres de uma mesma família angolana.
O primeiro-mibistro português, Luís Montenegro, voltou a defender o rico relacionamento bilateral que une os dois países. Cada vez mais jovens famílias brasileiras escolhem Portugal para viver. 700 mil portugueses vivem no Brasil e caso todos os descendentes de portugueses que vivem no Brasil pedissem a nacionalidade portuguesa, o país ganharia 20 milhões de novos cidadãos. Para o primeiro-ministro português, a interação entre os dois países «está mais viva do que nunca».
Ainda no Rio de Janeiro, onde Portugal foi um dos países convidados a participar na Cimeira do G20, Luís Montenegro levantou a possibilidade do país taxar os super-ricos (algo que Espanha vai fazer) para além de ter anunciado a próxima cimeira luso-brasileira. Esta acontecerá em Fevereiro no outro lado do Atlântico. Onde também estará presente o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. A última cimeira luso-brasileira realizou-se em Lisboa em Abril de 2023. Foi a primeira cimeira depois de uma longa ausência marcada pelo governo de Jair Bolsonaro.
No futuro, Montenegro deverá voltar ao Brasil para nova visita oficial, que desta forma acontecerá com mais calma e já sem a azáfama da presença da grande maioria dos líderes mundiais num mesmo espaço. Este convite já tinha sido feito pelo presidente Lula assim que o social-democrata venceu as legislativas. Para Luís Montenegro a presidência brasileira do G20 foi «um êxito» e Portugal contribuiu para «soluções mais consensuais». O país é um dos fundadores da Aliança Global Contra a Fome lançada por Lula da Silva.
O deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, está de visita oficial a Portugal e Espanha com vários tópicos na sua agenda, como é o caso do comércio e do atual curso da política internacional.