Caminho português de Santiago apresenta selo de qualidade

"Hospitalidade Jacobeia" vai distinguir equipamentos de apoio ao peregrino

Comparte el artículo:

O selo «Hospitalidade Jacobeia» vai distinguir os equipamentos que prestem apoio aos peregrinos que façam a parte portuguesa do Caminho de Santiago. Criado pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago para certificar a segurança e qualidade exigidas, este selo no início irá ser atribuído a 20 equipamentos, entre albergues e alojamentos. Diferenciando os espaços que têm condições para receber os peregrinos e aqueles que não têm. O hotel Vila C. Boutique Hotel e o albergue Moura Morta, ambos em Castro Daire, foram os primeiros a receber este selo

Este projecto, que segundo Ana Rita Dias, presidente da Federação, servirá para diferenciar pela positiva o serviço prestado ao peregrino, não é bem visto por todos. A vice-presidente da Rede de Apoio ao Peregrino em Portugal, Carla Silva, é contra esta distinção e que a mesma deveria ser entregue «aos albergues e às associações que dedicam o seu tempo livre ao Caminho de Santiago» e só depois a outros locais dedicados ao turismo «uma parte distinta da peregrinação».

Na apresentação deste selo também foram conhecidos nove emojis que «reforçam a presença e a identidade digital do Caminho de Santiago e do peregrino». A seta [flecha em espanhol] amarela do Caminho de Santiago, a catedral, albergue, concha/vieira, concha vieira/estilizada, pegada e silhueta do peregrino, cruz de Santiago e a cabaça de Santiago vão ser as imagens que no mundo digital vão representar o Caminho de Santiago.

Este ano, em Santiago de Compostela celebra-se o Ano Santo, também conhecido por Jacobeu, uma vez que 25 de Julho, dia de Santiago Maior, coincidiu com um domingo.

Noticias Relacionadas