Brasil 200, a rádio criada para celebrar o bicentenário da independência

Rádio online pretende divulgar a cultura brasileira em ambos os lados do Atlântico

Comparte el artículo:

A rádio online Brasil 200, um novo projeto da estatal Antena 1, pretende produzir conteúdos para os dois lados do Atlântico e que ajudam na intercompreensão entre as duas nações irmãs. A promoção de novos diálogos será um dos objetivos deste projeto que pretende unir portugueses e brasileiros. Tanto os portugueses interessados na cultura brasileira como os brasileiros que residam no nosso país.

Será uma rádio feita de afinidades, de histórias pessoais e de muitas canções. Esta rádio foi criada para celebrar o bicentenário da independência. Esta rádio nasce no período em que o país se prepara para uma das eleições mais explosivas desde que alcançaram a democracia. O slogan da nova estação é «Dois séculos a unir duas culturas”. A programação vai apresentar material que vai desde a cultura a história, mas sem esquecer o desporto.

Serão sete as editorias. Os conteúdos serão na maioria originais, mas também se vai recorrer a material de arquivo. Uma das entrevistas de arquivo que será exibida foi realizada a Jô Soares, humorista recentemente falecido. Segundo o responsável por este projeto, Nuno Galopim (também envolvido no Festival da Canção), a duração será de apenas um ano, mas segundo a aceitação do público poderá se prolongar no tempo.

Um dos serviços da RDP é praticar serviço público no espaço da lusofonia e este novo projeto insere-se neste espetro. A rádio online foi apresentada na Casa do Brasil, em Lisboa.

Noticias Relacionadas