1° Taça Ibérica de Rugby em cadeiras de rodas vai decorrer em Portugal

Modalidade dá os primeiros passos em Portugal e a actividade pretende demonstrar que a deficiência não é redutora

Comparte el artículo:

Portugal e Espanha vão defrontar-se, pela primeira vez, na Taça Ibérica de Rugby em Cadeira de Rodas. Este encontro vai acontecer no sábado, dia 16 de Outubro, às 16 horas, no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa. No dia seguinte, 17, haverá outros dois encontros entre as seleções. O primeiro vai acontecer às 10 horas e o segundo às 15 horas, onde as seleções portuguesa e espanhola vão apresentar um formato misto.

A Taça Ibérica de Rugby em Cadeira de Rodas é um projecto da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) que pretende dinamizar uma competição entre jogadores portugueses e espanhóis e promover cursos de formação com vista a divulgar este desporto (os dois cursos pretendem dar formação a classificadores e a arbitros e oficiais de mesa de Rugby em Cadeira de Rodas) e a importância de estar activos mesmo tendo uma deficiência física, já que os problemas não devem ser totalmente redutores. O rugby em cadeiras de rodas é uma modalidade ainda recente em Portugal.

Taça Ibérica de Rugby

Desde 1965, os campeões nacionais de rugby em Portugal e em Espanha defrontam-se, em apenas um jogo, para coroar a principal equipa Ibérica da modalidade. Por país, Espanha conquistou esta taça por 23 vezes e Portugal tem 16 títulos. A nível de equipas, as duas mais tituladas são os espanhóis El Salvador e Valladolid (campeões por 5 vezes) e o português S.L Benfica (campeão por 4 oportunidades). O Belenenses é a equipa que mais vezes foi a final (3) e as perdeu.

Noticias Relacionadas