Aldeia histórica de Piódão recebeu um dos principais prémios de arquitetura ibérica devido ao trabalho de requalificação feito no seu centro

O galardão também distingue o importante trabalho de requalificação numa aldeia histórica que estava esquecida, como uma boa parte do interior ibérico

Comparte el artículo:

A aldeia histórica do Piódão viu a sua requalificação vencer um prémio ibérico de arquitetura. O projeto que requalificou a praça central e o posto de turismo da aldeia venceu o prémio ibérico FAD (Fomento de las Artes y del Diseño). Este é o principal prémio (atribuído desde 1958) de arquitetura ibérica. Este galardão também distingue o trabalho que está a ser feito para requalificar uma aldeia histórica que anteriormente estava esquecida.

Os dois espaços, inaugurados em Novembro de 2022, têm tido bastante impacto na vida das pessoas. Estas agora têm uma nova sala de encontro. O largo agora têm uma forma circular, feito de xisto e ardósia, com passeios simples e acessíveis para as pessoas com mobilidade reduzida. Agora com pessoas, esta praça antes era ocupada por automóveis.

O projeto de arquitetura é assinado pela dupla Paula del Rio e João Branco. Para realizar estas obras, o município investiu 930 mil euros (parte do financiamento foi conseguido através do Turismo de Portugal). O trabalho feito na aldeia histórica do concelho de Arganil (que fica no distrito de Coimbra) foi distinguida, neste prémio, na categoria Cidade e Paisagem. Sobre esta vitória, o presidente da autarquia, Luís Paulo Costa, afirmou que estão «muito orgulhosos e satisfeitos com esta nova distinção internacional”.

Noticias Relacionadas