O presidente angolano João Lourenço fez uma visita de três dias ao Brasil onde para além de se encontrar com o seu homólogo, Lula da Silva, também pediu que as empresas brasileiras participem no boom de construções em Angola. Em Julho, João Lourenço deverá visitar Portugal na última visita oficial com Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém. JLO também deixou as suas felicitações a Luís Montenegro a sua vitória antes de embarcar para o Brasil.
Ambos os políticos falaram aos jornalistas no Palácio do Planalto. Não houve espaço para perguntas aos jornalistas. Durante o encontro, Lourenço e Lula da Silva assinaram memorandos de entendimento focados no reforço da cooperação entre as petrolíferas Petrobras e a Sonangol e também no setor agropecuário. A relação bilateral entre os dois países é próxima e conta com acordos em várias áreas de atuação. O último dia da visita foi marcado por um encontro entre João Lourenço, presidente da União Africana, e os embaixadores africanos em representação no Brasil e membros da Comunidade das Caraíbas (Caricom). Região que tem forte ligação com África devido a um passado de escravidão. Uma iniciativa de investigadores brasileiros vai partir no fim deste ano, num barco em direção a Angola num barco que vai fazer o mesmo percurso feito pelos navios negreiros. Esta iniciativa é vista como um gesto de reparação histórica.
João Lourenço também pediu que o Brasil volte a abrir uma linha de financiamento para cobertura do crédito à exportação. Lula da Silva lembrou que Angola é um bom pagador que «quitou a sua dívida com cinco anos de antecedência». João Lourenço esteve no Brasil para a tomada de posse de Lula, em 2023, e no mesmo ano foi a vez do brasileiro fazer a sua primeira visita a um país africano neste terceiro mandato. Lourenço participou na celebração do Dia de África em Brasília.
O objetivo é ter, também, um maior investimento privado angolano no Brasil. Após a Revolução dos Cravos e a consequente independência de Angola, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer um novo Governo com base em Luanda. Isto a 11 de Novembro de 1975. Na visita ao Brasil, João Lourenço recebeu das mãos de Lula da Silva uma fotografia de Sebastião Salgado, o fotógrafo brasileiro recentemente falecido.