A cidade de Évora vai receber, de 2 a 7 de Outubro, o encontro de Teatro Ibérico. O melhor do teatro feito em ambos os lados da fronteira poderá ser visto no Alentejo. Este festival teatral vai receber seis companhias de Portugal e de Espanha. Este encontro começa, na segunda-feira no Teatro Garcia de Resende, com a peça Um Hamlet tragicómico, do Teatro das Beiras. No dia seguinte será possível ver a peça O homem do caminho, do brasileiro Plínio Marcos.
A 04 de Outubro, a partir das 19:00, sobe ao palco do teatro o espectáculo da companhia espanhola Tranvía. Esta companhia vai apresentar a peça Viaje a Pancaya, inspirada nos textos do século de ouro espanhol. A 5, pelas 19:00, será a vez da também espanhola companhia de teatro Guirigai com a peça Libro de buen amor.
A 6 e 7 será a vez do Cerco de Leninegrado, de José Sanchis Sinisterra, pelo Teatro em Curso, e Magnético, de Abel Neves, pelo Cendrev. Ambas vão subir a palco ás 19:00 no teatro alentejano Garcia de Resende.
Para além das peças, a programação deste festival teatral também conta com conversas com os representantes das companhias convidadas. As conversas vão acontecer no salão nobre deste teatro.
Esta iniciativa, que teve a sua primeira edição em 2003, é organizada pelo Centro Dramático de Évora. «O caminho percorrido até 2012 permitiu desenvolver um conjunto de relações no espaço ibérico que contribuíram para aproximar estas duas realidades, através do conhecimento das dramaturgias», sublinhou a organização desta iniciativa. Estas ajudaram a criar, em 2014, o Circuito Ibérico de Artes Cénicas.