A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal passa a ser «ibérica»

Esta rota, a maior da Europa para fazer caminhadas, passa a ter 13 municípios pertencentes a Cáceres

Comparte el artículo:

A Grande Rota 2 das Aldeias Históricas de Portugal passa a ser ibérica com 13 municípios de Cáceres que poderão também ser visitados ao longo desta rota de aldeias históricas. Esta rota tem ajudado a desenvolver o turismo nesta região. “Agora, quem percorrer a GR22 vai passar não só pelas Aldeias Históricas de Portugal, âncoras deste percurso, como também lugares históricos em Espanha, tornando a experiência numa verdadeira vivência ibérica. São, no total, 111 localidades em Portugal e 36 em Espanha”, destacou esta associação em declaração onde se apresentou esta novidade.

Esta grande rota tem uma extensão de 900 kms, distribuídos por 20 municípios. Este é um percurso circular que une 12 aldeias onde a história e a natureza convivem lado-a-lado. Do percurso desta rota, 80 kms fazem a ligação entre Portugal e Espanha numa experiência 100% Ibérica. Por esta rota, que vai passar a ser mais sustentável com a introdução de painéis fotovoltaicos, os aventureiros podem passar a pé ou de bicicleta.

Com esta anexação, a rota passa a ter mais 200 kms no território espanhol. O anúncio foi feito durante um encontro da Associação Europeia de Caminhada. Esta ampliação, que surgiu da assinatura de um protocolo com a Deputação de Cáceres (a cooperação pretende melhorar a monitorização desta rota), foi ao abrigo do projeto POCTEP – Cooperação Transfronteiriça.

A rota passará, desta forma, a ser conhecida como GR22 – Aldeias Históricas. Esta é a maior rota europeia para se fazer caminhadas.

Noticias Relacionadas