“Grândola, Vila Morena” apresentada para património de Portugal

Escritos de Amílcar Cabral candidatos ao Programa Memória do Mundo

Comparte el artículo:

A autarquia de Grândola apresentou a candidatura, na centenária Casa do Alentejo em Lisboa, de uma das senhas da Revolução, «Grândola, Vila Morena», a Património Nacional português. No concelho de Grândola serão inauguradas obras de arte de André Carrilho e de Vhils, um dos artistas plásticos portugueses mais internacionais.

A apresentação faz parte do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Na apresentação, que vai acontecer poucos dias depois da celebração do 25 de Novembro (data que terminou com o PREC e consolidou a democracia), vão participar Paulo de Carvalho, o comandante Carlos Almada Contreiras (o responsável por indicar Grândola como a senha para colocar a operação militar em curso) e o responsável da imagem gráfica destas comemorações. A comissão pediu para quem tenha gravações privadas da revolução que lhes mandem para que as mesmas sejam preservadas na Cinemateca portuguesa.

Escritos de Amílcar Cabral candidatos ao Programa Memórias do Mundo da UNESCO

Os escritos de Amílcar Cabral, um dos principais nomes da luta pela independência dos antigos territórios portugueses em África, são candidatos ao programa Memória do Mundo da UNESCO. Esta apresentação faz parte da dinâmica do centenário de Amílcar Cabral. O ponto alto destas celebrações vai acontecer a 12 de setembro de 2024.

«Para a Fundação, neste ano que nós estamos a comemorar o centenário, trata-se de reafirmar, consolidar, o valor universal do legado de Amílcar Cabral, que tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas a nível internacional por estudiosos, universidades, centros e pesquisas do mundo inteiro», afirmou um dos membros da Fundação Amílcar Cabral, Adão Rocha.

Esta candidatura já foi submetida pela representação de Cabo Verde. O processo para a confirmação da candidatura deverá ser moroso.

Noticias Relacionadas