No Festival Intercéltico de Sendim vai-se privilegiar as raízes culturais com a região de Castela e Leão. Estas gentes, e as mirandesas, partilham um profundo fundo histórico em comum. Este festival, que acontece no concelho de Miranda do Douro, vai acontecer entre os dias 2 e 3 de Agosto. Deste cartaz vão fazer parte os Lenda Artabra (da Galiza) ou os Carrión Folk (de Castela e Leão). Ambas as formações vão subir ao palco no primeiro dia do festival.
O segundo dia será ocupado pelo trio Daniel Cristo Pereira e pelos espanhóis Alienda (das Astúrias). Já na Casa da Cultura de Sendim vão estar os franceses Mazhar com as suas «Musiques du Levant». A música folk e celta vai estar em destaque nestes dias.
No FIS a música tradicional está em contato com o resto do mundo, mostrando o retalho multicultural existente. Neste festival também haverá espaço para o artesanato, licor Celta ou celebrações que vão acontecer no Planalto Mirandês. O Festival Intercéltico vai para a sua vigésima terceira edição (depois de dois anos interrompida por causa da pandemia).