Academia Portuguesa de Cinema apresenta os seus candidatos aos Goya

'Alma Viva' e 'Great Yarmouth' são os candidatos a melhor filme Ibero-americano e Europeu

Comparte el artículo:

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou que os filmes Alma Viva e Great Yarmouth estão entre os candidatos para os próximos prémios Goya, a maior distinção que o cinema espanhol oferece. Habitualmente Portugal envia candidatos para as categorias de melhor Filme Ibero-americano e Europeu. Os maiores prémios do cinema hispânico abriram-se aos candidatos de língua portuguesa (o Brasil também envia os seus candidatos) em 2011, com os 25 anos destes prémios.

Para a categoria de Melhor Filme Ibero-americano, Portugal apresenta a obra Alma Viva, que é da autoria da realizadora luso-portuguesa Cristéle Alves Meira (é a sua primeira longa-metragem). Este filme, que está na lista de candidatos portugueses aos Óscares, apresenta um retrato perfeito da emigração, das tradições transmontanas e, como a academia defende, e como as raízes ibéricas ajudaram a moldar o povo português. Aqui a realidade e a superstição andam lado a lado.

Great Yarmouth: Provisional Figures, candidato ao Goya para o Melhor Filme Europeu, reflecte sobre a importância dos emigrantes portugueses (especialmente aqueles que trabalham nas fábricas) no contexto do Brexit. Great Yarmouth é uma localidade costeira com dezenas de emigrantes portugueses que trabalham nas fábricas de processamento alimentar, como é o caso das de abate de perus e frangos para o Natal. Este filme, que resulta de um trabalho de campo de cinco anos, apresenta uma linguagem crua e dilacerante.

Os Goya premeiam não só os melhores filmes feitos em Espanha como em toda a iberoamérica. A 38ª edição dos Goya vai acontecer a 10 de Fevereiro de 2024.

Noticias Relacionadas