Aliança ibérica: Pedro Sánchez juntou-se a António Costa para celebrar os 50 anos do PS

Antes de irem para a festa popular, os dois chefes de Governo reuniram-se para discutir a agenda europeia

Comparte el artículo:

Na chegada a festa, no Porto, onde o PS celebrou os seus 50 anos de existência, António Costa foi recebido por uma manifestação de professores. Costa estava acompanhado pelo histórico socialista Manuel Alegre e pelo espanhol Pedro Sánchez. Manuel Alegre, que também falou, considera o PS a garantia da estabilidade política em Portugal. Antes de se deslocarem para o Pavilhão Rosa Mota, os dois chefes de Governo estiveram reunidos para discutir a agenda europeia e a atuação ibérica a ter durante a presidência espanhola.

No Porto, Pedro Sánchez, que esteve presente não só por ser o presidente do Governo espanhol mas por também estar a frente dos socialistas europeus, elogiou o PS e António Costa pela luta contra o neoliberalismo na EU e a sua liderança inspiradora. Durante a pandemia de Covid-19, um dos momentos mais complicados que o continente europeu viveu na última década, os dois países ibéricos foram os que tiveram a maior taxa de vacinação. Muitos foram os momentos em que os socialistas do PS e do PSOE estiveram lado-a-lado. Os socialistas europeus preparam as próximas eleições, para o parlamento europeu.

PS, uma força na Europa

«Quando muitos se preparavam para anular a nossa ideologia, foram vocês, os socialistas portugueses, que ergueram a bandeira da social-democracia para reivindicar através da justiça e dos atos o sucesso das vossas políticas. Obrigado, querido António, por essa liderança inspiradora nesses períodos difíceis, quando ela era mais necessária. Obrigado, porque, uma vez mais, o vosso triunfo acabaria por ser o nosso prólogo, por exemplo, em Espanha. E para muitos outros, como aconteceu recentemente na América do Sul», disse Pedro Sánchez. O político acredita que os dois países devem colocar na vanguarda a social-democracia.

No discurso, feito em inglês, o presidente do PSOE considerou o PS uma referência da social-democracia na Europa. Depois de Felipe González ter estado presente no jantar que comemorou os 50 anos do PS, foi a vez de Sánchez juntar-se a Costa no Porto num encontro que aconteceu no Palácio de Cristal e que foi aberto ao público. Milhares de socialistas participaram nesta festa popular e aplaudiram, por várias vezes, a participação de Pedro Sánchez nesta tarde.

Também houve espaço para lembrar o 25 de abril, uma comemoração que se aproxima e é olhada pelos socialistas espanhóis com muita «admiração», já que este foi um dia em que um grupo corajoso acabou com uma ditadura devastadora para os portugueses.  O presidente da Internacional Socialista e secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol também lembrou a adesão comum à União Europeia, que aconteceu graças aos esforços conjuntos de Mário Soares e Felipe González. «Ambos os países travaram mil batalhas para acabar com os preconceitos com os quais Bruxelas via ainda essas jovens democracias ibéricas», lembrou.

Noticias Relacionadas