Ambientalistas temem que exploração de lítio coloque os lobos-ibéricos em risco

Mesmo sendo uma espécie protegida, o lobo-ibérico é colocado em causa devido a mão do homem

Comparte el artículo:

A mina de lítio que vai nascer em Montalegre vai, segundo a associação ambientalista Zero, tornar o lobo-ibérico «descartável». Os responsáveis por esta mina defendem-se com um conjunto de medidas que pretendem tornar activas mas a Zero defende que as mesmas não passam de promessas. Algumas das medidas serão as seguintes: reflorestação de áreas ardidas e de matos com espécies autóctones, recuperação de habitats que favorecem a fixação do lobo na serra e a criação de condições para o desenvolvimento das espécies cinegéticas de forma a equilibrar a cadeia alimentar dos lobos.

Mesmo sendo uma espécie legalmente protegida, em Espanha é contra a lei caçar lobos, esta continua «fortemente ameaçada». A associação ambientalista lembra que os lobos estão em risco pois a actividade humana destrói e fragmenta os seus habitats naturais. As localizações da refinaria, lavaria e edifícios administrativos vão colocar em causa a população local do lobo-ibérico já que costumam ser bastante vistos por esses lugares. Caso a mina de Montalegre entre mesmo em actividade sem medidas para se proteger o lobo-ibérico, esta será uma das espécies que será obrigada a adaptar-se.

A mina de Montalegre vai ter uma exploração mista, a céu aberto e subterrânea. A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, olha para este projecto de exploração de lítio como «danoso». O ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, olha para o lítio como uma oportunidade de desenvolvimento única não só para Portugal mas para todo o território ibérico. Das oito áreas com potencial de existência de lítio em Portugal, seis têm condições para exploração.

Noticias Relacionadas

Iberia en datos

Los principales indicadores sobre la realidad de la península ibérica e islas son fundamentales para entender, analizar y valorar las posibilidades de las relaciones entre