Braga e Ourense lideram projetos pioneiros em território ibérico para impulsionar um turismo mais sustentável

O projeto de turismo sustentável e que aposta na coesão territorial será impulsionado em vários países europeus banhados pelo Atlântico

Comparte el artículo:

Em Portugal, Braga lidera um projeto de nível europeu que tem como base o turismo sustentável. O objetivo deste projeto é aumentar a coesão territorial e evitar os efeitos negativos de um turismo cada vez mais de massas. A aposta será num turismo de cariz mais natural e cultural.

Os envolvidos no projeto ‘POST’ vão identificar e desenvolver conceitos diversos como o de «turismo à medida» e «turismo policêntrico». Após desenvolvidos estes conceitos serão criados produtos turísticos de excelência. Estes produtos deverão atrair mercados de qualidade e redistribuir os fluxos e receitas turísticas.

Para além da Câmara Municipal de Braga, também fazem parte deste inovador projeto europeu a autarquia de Ourense. São um total de, dez entidades do Espaço Atlântico (que engloba Portugal, Espanha, Irlanda e França) que estão a trabalhar para criarem uma estratégia para poderem receber um turismo mais sustentável que possa ajudar a aumentar a coesão territorial e mitigar os efeitos do turismo de massas.

O ‘POST’ é co-financiado pelo Interreg Espaço Atlântico e e dinamizado pelo Eixo Atlântico, associação transfronteiriça e municípios da Galiza e do Norte de Portugal.

Noticias Relacionadas