04/05/2025

«Caixa de Resistência», um filme ibérico que lembra a trajetória de um cineasta proscrito em 1980

O documentário foi gravado entre Portugal e a Andaluzia e é baseado em esboços de filmes deixados pelo próprio realizador

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky

«Caixa de Resistência» é o filme baseado no legado que Fernando Ruiz Vergara, cineasta banido em 1980 pelo sistema judiciário espanhol, deixou para a posterioridade. «Rocío», que comemora cinquenta anos, é o único filme editado por Fernando Ruiz Vergara. «Rocío» foi apreendido e censurado judicialmente nos primeiros anos da democracia por denunciar um dos autores de crimes fascistas após o golpe militar de 1936 que despoletou a guerra civil. Atualmente, a versão original de Rocío continua a ser proibida em Espanha. O cineasta formou-se, de forma autodidata, em Lisboa e num dos seus projetos esteve envolvido um nome bem conhecido da revolução portuguesa, Otelo Saraiva de Carvalho (que tinha uma vertente de ator), e cenários intemporais, como é o caso das minas da Panasqueira.

Este é um documentário sobre a peregrinação mais popular da Península Ibérica. Desmontava as relações entre o poder religioso, político e económico na Andaluzia. Vergara nasceu em Sevilha e morreu em 2011. O cineasta andaluz viveu várias décadas em Portugal, país onde acabou por morrer numa pequena aldeia. O filme, que é da autoria de Concha Barquero Artés e Alejandro Alvarado Jódar, vai estrear nas salas de cinema a 27 de Março. O documentário, considerado um dos principais lançado no último ano em Espanha, foi gravado entre a Andaluzia e Portugal. Foi distinguido em festivais de cinema de cidades tão diversas como Valladolid, Madrid ou Barcelona. Em Portugal, «Caixa de Resistência» já foi apresentado no Porto/Post/Doc e no Caminhos do Cinema Português, em Coimbra.

Esta é uma obra pensada para dar continuidade a todos os filmes pensados pelo realizador mas que nunca saíram para a rua. Existem dezenas de esboços de filmes e estes serviram de inspiração para a obra que vai chegar ainda no mês de Março aos cinemas portugueses. O filme resulta de uma coprodução entre Portugal e Espanha.