Centenário de Eduardo Lourenço vai ser celebrado em inúmeras iniciativas

Eduardo Lourenço foi um dos principais pensadores iberistas do último século

Comparte el artículo:

O centenário do nascimento de Eduardo Lourenço vai ser comemorado em iniciativas um pouco por todo o país. O cerne destas atividades serão a cidade da Guarda e o local de nascimento de Lourenço, a aldeia de São Pedro do Rio Seco. Estas comemorações vão ter como base quatro eixos: “aprofundar o conhecimento da obra”, “ampliar o universo de leitores”, “expandir o legado de Eduardo Lourenço” e “territorializar um pensamento, desterritorializado”.

As comemorações, que vão acontecer até ao dia 23 de maio (data do aniversário do ensaísta) do próximo ano, são coordenadas pela Câmara Municipal da Guarda e pelo Centro de Estudos Ibéricos. Durante as comemorações vão ser promovidas jornadas, congressos, edições de livros, concertos, artes performativas e seminários que vão ajudar a expandir o legado de um dos maiores pensadores ibéricos do último século.

Lourenço pensava na identidade e no destino que Portugal já percorreu e deveria percorrer. A organização também vai promover iniciativas como é o caso do “Roteiro Eduardo Lourenço”, que incluirá São Pedro do Rio Seco, Guarda e Coimbra. Todos locais por onde Eduardo Lourenço passou e que desta forma vão ficar mais próximos. A apresentação da rede de parceiros e do pré-programa das comemorações do centenário realiza-se na sexta-feira, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

Nesta tarde haverá um colóquio com a participação de António Sáez Delgado (Prémio Eduardo Lourenço – EL 2014) ou Pílar del Rio (Fundação José Saramago – Prémio EL 2021). Estas personalidades, distinguidas com o Prémio Eduardo Lourenço (que já distinguiu inúmeras personalidades de Portugal e de Espanha), vão refletir sobre “as luzes e as sombras do mundo em que vivemos atualmente”.

Neste mesmo dia, na BMEL, haverá a sessão de entrega do Prémio Eduardo Lourenço a Valentín Cabero Diéguez, geógrafo da Universidade de Salamanca.

Noticias Relacionadas