Curta-metragem é a primeira produção portuguesa candidata ao Óscar

"Ice Merchants" é uma possibilidade de dar uma maior visibilidade ao cinema português

Comparte el artículo:

Pela primeira vez, Portugal terá um filme a concorrer aos Óscares. É a primeira vez na história do cinema português que um filme alcança esta etapa dos prémios da Academia Americana. A curta-animação Ice Merchants, da autoria do jovem realizador (de apenas 26 anos) João Gonzalez, vai marcar presença na próxima entrega das conhecidas estatuetas douradas. Assim que soube desta nomeação, o realizador admitiu estar sem palavras com esta distinção.

O produtor, Bruno Carnide, acredita que, mesmo não obtendo a vitória, esta nomeação vai «enriquecer e dar visibilidade a todo o cinema, principalmente ao formato curto». João Gonzalez começou os seus estudos no ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e atualmente fez parte do quadro de alunos do Royal College of Art. A cerimónia da 95.ª edição dos Óscares vai acontecer no dia 12 de março.

Antes de chegar aos Óscares, Ice Merchants estreou na Semana da Crítica no Festival de Cinema de Cannes. O filme passou por mais de uma centena de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por 8.425 espectadores. Esta curta-animação foi feita em 2D. Ice Merchants, o terceiro filme da carreira de Gonzalez, é uma coprodução com França e o Reino Unido. O filme, sem diálogos, conta a história de um pai e de um filho que produzem gelo numa casa inóspita.

Portugal esteve na lista final desta mesma categoria outras duas obras, O homem do lixo e O lobo solitário. Este momento histórico vem no ano em que o Cinema de Animação Português celebra os seus 100 anos.

Noticias Relacionadas

Cultura en portugués en Madrid

“Pax Lyncis” es una obra del autor João Pedro Baltazar Lázaro que, desde una trama de ciencia ficción con poderes telepáticos, un joven se enfrenta