Con el patrocinio de:

EDP Renováveis com luz verde para central hibrida em Espanha

Esta será a segunda central hibrida que a energética vai ter em território ibérico depois de ter aberto uma no Sabugal

Comparte el artículo:

A EDP Renováveis recebeu autorização para criar a primeira central hibrida em Espanha. Nesta central será produzida energia eólica e solar. Esta será a segunda em todo o território ibérico, depois de a empresa ter criado uma central híbrida na Mina de Orgueirel, no Sabugal. Esta central foi anunciada em Janeiro deste ano. Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDPR, lembrou, em comunicado, o facto destes parques híbridos representarem «o espírito pioneiro da EDPR». A energia produzida no Sabugal já pode ser encontrada na rede.

A energética portuguesa já instalou mais de 25 mil painéis solares em Santa María del Cubillo. O parque eólico Cruz de Hierro é composto por 22 aerogeradores com uma capacidade instalada de 14,5 megawatts (MW). Estes novos painéis bifaciais, que permitem aproveitar a radiação solar de ambos os lados, vão ser ligados à subestação do parque eólico de Ávila. No total, a inclusão destes painéis vai permitir uma capacidade de 13,8 WMp de capacidade fotovoltaica. Em conjunto, a EDPR acredita que a exploração eólica e solar vão produzir mais de 58 GWh de electricidade anualmente. Esta produção de energia vai abastecer 17 mil casas na região e evitar a emissão de mais de 24 mil toneladas de CO2.

Com a entrada em funcionamento destas duas centrais, a empresa vai poder maximizar a geração de energia através de recursos naturais, estabilizar a rede e garantir um fornecimento mais constante. A EDP é a marca portuguesa com maior valor financeiro. Com o mecanismo ibérico a terminar e com um peso cada vez mais considerável das renováveis, Espanha vai tentar, durante a sua presidência, reformar o mercado eléctrico da UE.

Noticias Relacionadas