Em festa do centenário, Serralves expõe obras do catalão Joan Miró

A exposição ficará patente na Casa Serralves até 07 de Janeiro de 2024

Comparte el artículo:

A Fundação Serralves tem activas as exposições Alexander Calder: Uma Linha de Equilíbrio e Joan Miró/Alexander Calder: Espaço em movimento. Esta última exposição coloca em contacto os trabalhos feitos pelos dois artistas. As obras dos dois artistas, que eram amigos, têm uma relação formal e estéticas bastante peculiares. 

Os artistas, que protagonizaram uma das mais férteis amizades artísticas do século XX, conheceram-se em Paris no fim do ano de 1928. Habitualmente existem exposições a dois com retrospectivas dos seus trabalhos. Miró e Calder trabalharam juntos sobre “Constelações” mesmo tendo sido criadas em separado são vistas como contrapartes bi ou tridimensionais.

Esta exposição está dividida em cinco secções onde é dado destaque a uma série de “cabeças-retrato” que fizeram de amigos entre 1927 a 1930 e onde o escultor Calder aprimorou a sua arte. A exposição Joan Miró/Alexander Calder: Espaço em movimento é organizada pela Fundação Serralves em colaboração com a Fundação Joan Miró.

Esta exposição é inaugurada no ano em que o Parque de Serralves, o grande centro cultural da cidade do Porto, comemora o seu centenário. As obras de Joan Miró que vão poder ser vistas nesta mostra são 15 da colecção do Estado Português, à guarda do município do Porto e em depósito na fundação. A colecção catalã da Fundação Joan Miró enviou mais 11 obras do pintor para a cidade do Porto. Esta não é a primeira vez que existe uma exposição sobre Miró em Serralves.

A exposição Joan Miró / Alexander Calder: Espaço em movimento fica patente na casa de Serralves até 07 de janeiro de 2024.

Noticias Relacionadas