Espanha é um dos países preferidos da emigração portuguesa

As comunidades de Madrid e da Catalunha são cada vez mais apetecíveis para os emigrantes

Comparte el artículo:

De acordo com o Relatório da Emigração 2021, estima-se que mais de 60 mil portugueses emigraram. Portugal é o país europeu com mais emigrantes proporcionalmente á população residente. 22% dos portugueses vivem fora do território nacional. Este documento surge de uma iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e baseia-se nos dados recolhidos pelo Observatório da Emigração.

Os portugueses tendem a emigrar em períodos de maior “sufoco”. Os principais destinos destes emigrantes foram o: Reino Unido (muitos dos portugueses que ai vivem candidatam-se a nacionalidade britânica), Espanha e a Suíça. No top 3, Espanha ficou em segundo lugar tendo registado 8 mil novos emigrantes vindos de Portugal. Registou-se assim um aumento após a queda acentuada que houve na emigração portuguesa para o país vizinho durante o ano de 2019.

As regiões fronteiriças e as comunidades de Madrid e da Catalunha são alguns dos locais favoritos para os portugueses viverem. Estas pessoas acabam por atravessar a fronteira procurando melhores oportunidades de emprego e condições de vida. Dos 23 países que registaram um maior número de entradas de cidadãos vindos de Portugal, metade eram europeus.

França é o país europeu com o maior número de residentes nascidos em Portugal, neste caso, 598 mil pessoas. O valor das remessas que estes emigrantes enviaram durante o ano de 2021 representam 1,7% do PIB português. Houve um aumento de 15 mil pessoas. Isto aconteceu, pois, nos anos da pandemia não houve tantas movimentações entre países. 2020 registou o número de saídas mais baixo em 20 anos.

Noticias Relacionadas