Espanha envia aviões de combate a incêndios para Portugal

País entra em situação de contingência devido ás altas temperaturas

Comparte el artículo:

Devido ao elevado risco de incendio em todo o país, Portugal acionou o mecanismo europeu (que envolve todos os estados-membros) e Espanha já enviou dois aviões Canadair. O comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, agradeceu a Espanha por ter mobilizado rapidamente estes dois aviões. Estes meios vão, ao lado dos portugueses (atualmente são 2.300 operacionais), ser mobilizados para combater os incêndios que lavram na região central.

Portugal e Espanha estão a ser afetados por temperaturas elevadas (podem chegar aos 44 ou 45 graus), o que faz com que o risco de incendio seja bastante elevado nos próximos dias. A onda de calor está a fazer com que as empresas de transporte aconselhem os seus passageiros a realizarem viagens apenas no início ou fim do dia. A situação está a ser mais grave do que a que corresponde ao habitual período de verão.

Um estudo adiante que o anticiclone dos Açores é o responsável pelos períodos de seca cada vez mais prolongados na península ibérica. 50% dos incêndios são iniciados devido a causas humanas. O período critico pode acontecer entre terça e quinta-feira desta semana. Devido a isto, tanto o presidente como o primeiro-ministro cancelaram as viagens de estado que iam fazer durante a semana.

Para fazer frente a este risco, o Governo português colocou todo o território em situação de contingência. Marcelo Rebelo de Sousa pediu um esforço coletivo e a adoção de comportamentos seguros para que cenário semelhante ao de Pedrogão Grande não se repita. Prever, planear e prevenir são as palavras-chaves. Sobre a preparação atualmente existente, e comparando com 2017, o presidente reforça que «não há comparação».

Noticias Relacionadas