Esperança média de vida em Portugal continua a subir

Nos próximos 20 anos, Espanha será o país com a maior esperança média de vida no mundo

Comparte el artículo:

Quando se nasce em Portugal, a esperança média de vida é de 81,06 anos. Nos últimos 3 anos houve um aumento de 1,90 (para os homens) e 1,48 anos (para as mulheres). Estes dados, apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística e referentes ao ano de 2020, demonstram que as mulheres continuam a viver mais que os homens e é no norte do país que a esperança de vida é maior e sem grandes diferenças nos géneros. É nos arquipélagos da Madeira e dos Açores que as mulheres vivem mais, já que existe uma diferença de quase sete anos. Nos últimos 10 anos existiram melhorias nas condições de vida em todas as regiões.

A maior descida da esperança de vida na União Europeia aconteceu em Espanha, onde houve um recuo, em 2020, de 1,6 anos. Mesmo assim, quem nasce em terras espanholas tem uma esperança média de 82,5 anos e acredita-se que até 2040 esta cifra possa chegar aos 85,8 anos, o que faria com que o país passa-se a ter a mais alta esperança do mundo, segundo o Institute for Health Metrics and Evaluation. Actualmente é o Japão que está no topo desta tabela.

Qual é a receita para viver mais?

Quando falamos sobre o aumento da esperança média de vida associamos a mesma a melhoria das condições de vida. Mas há alguma receita especial para viver mais tempo? Quando abordamos a longevidade dos ibéricos, a dieta mediterrânica (com o azeite e o vinho), o contacto com a natureza (que faz bem ao físico e ao emocional) e o bom tempo podem jogar a favor destas sociedades.

Noticias Relacionadas