Feira do Livro de Lisboa: Uma casa da cultura

Autores hispânicos e lusófonos contam com uma forte presença na 92ª edição desta feira

Comparte el artículo:

Pela 92ª vez, a cidade recebe aquela que é a maior festa dos livros feita em Portugal. O Parque Eduardo VII vai ser o espaço, até ao dia 11 de setembro, da Feira do Livro de Lisboa. Os organizadores esperam que no fim de mais uma feira a contagem seja de mais de meio milhão de visitantes. Quem já visitou esta edição da Feira do Livro foi o presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa. O governante, que é um leitor reconhecido, percorreu todo o espaço e pediu ao ministro das finanças um maior incentivo para a compra de livros.

A edição deste ano é a maior e a mais sustentável, com stands e materiais de apoio feitos com materiais sustentáveis. Se não quiser usar transportes públicos para chegar ao parque poderá usar o sistema de bicicletas da GIRA. Ao longo de 340 pavilhões, de 961 chancelas editoriais, poderá encontrar o livro dos seus sonhos para ler ainda durante o verão ou para ofertar no Natal. Todos os livros presentes nesta feira estão a ser vendidos a um preço mais baixo do que o que habitualmente encontramos nas lojas. Os livros mais baratos, que são de terceira mão, estão a ser vendidos a 3,50 euros. Também existem jogos didáticos, serigrafias, livros académicos e gramáticas (como é o caso do Bom Português, publicado pelo noticiário matutino da RTP).

As novidades para os visitantes são várias e para além de apresentar um conjunto de atividades para toda a família também é amiga dos animais com água e sombra disponíveis. Logo na entrada deste espaço é possível ver um stand dedicado ao país convidado, a Ucrânia. Autores e ilustradores vão mostrar aos portugueses um pouco mais da literatura feita no país do poeta Taras Shevchenko (também haverá espaço para o cinema).

Uma feira para ser lida em português e em espanhol

Os autores lusófonos, tanto da CPLP como do Brasil tem uma forte presença. Das vozes africanas presenças destacam-se os habituais Agualusa e Mia Couto e a vencedora do prémio Camões do ano passado, Paulina Chiziane. Para quem queira saber um pouco mais sobre a política angolana, na feira é possível comprar a biografia de Agostinho Neto (o primeiro presidente) ou descobrir o caminho feito desde a independência até a atualidade. O Brasil também está presente com os seus autores mais conhecidos, as novas descobertas e o sempre agradável som da Bossa Nova.

A literatura hispânica está representada na Feira do Livro de Lisboa graças ao El Corte Inglês. No stand que está no local é possível adquirir biografias de vários membros da monarquia (como é o caso dos Reis Filipe e Letizia), uma grande investigação jornalística sobre o caso que levou a queda do Rei Juan Carlos I e diversas obras de ficção. Arturo Perez-Reverte, Carmen Pousadas e Rosa Montero, que são três dos escritores de língua hispânica com obras a serem vendidas na feira, estarão presentes em Lisboa para participarem em sessões de autógrafos e palestras. No espaço da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que conta com a dinamização da rádio Renascença, será apresentado o livro de ensaios que analisa a relação próxima que Portugal e a Galiza têm.

Para além dos tradicionais livros, neste espaço é possível encontrar espaços de restauração, ver uma exposição fotográfica dedicada ao ator Ruy de Carvalho, jogos de xadrez e damas humanas e workshops.

Noticias Relacionadas