Festival Islâmico chega a Mértola com o cheiro a incenso e muitos tecidos

A vila-museu relembra as origens muçulmanas desta localidade do sul de Portugal

Comparte el artículo:

Mértola vai voltar a receber, de 18 a 21 de maio, um autêntico souk árabe. Quem entra no recinto é envolto numa mistura do chá de menta, do incenso e das especiarias com os acordes dos alaúdes e os batuques das darbukas. O mercado de rua, também conhecido como souk, costuma encher as ruas tortuosas da vila velha. Durante os dias em que ocorre o evento, Mértola chega a acolher mais de 50.000 visitantes, provenientes das mais diversas origens, que lá se descolam para vivenciar um dos mais bem organizados e atraentes festivais temáticos de Portugal.

A autarquia de Mértola faz parte da Rede de Medinas e esteve a promover o Festival Islâmico em Córdoba. Os panos coloridos fazem os visitantes viajar por todo o norte de África. Tudo em nome da herança árabe que é encontrada no sul da Península ibérica e do encontro de culturas que aqui acontece. Sem encenações ou recriações, mas com muita coisa á venda nesta vila que mais parece um museu.

Neste Festival Islâmico, a palavra de ordem é regatear. No festival também haverá concertos, exposições, oficinas, uma zona de oração (neste mês de março entrámos no Ramadão, que costuma durar um mês) e muita animação de rua. No Castelo de Mértola, no dia 19, haverá o espetáculo Cus Cus Flamenco (que liga Espanha a Marrocos). Os visitantes vão poder neste souk comprar artesanato, doçaria e produtos regionais.

Os produtos que vão ser vendidos são originários do Alentejo, Marrocos, Tunísia, Egito e Espanha.

Noticias Relacionadas