Portugal oferece ajuda a Espanha para combater incendio em Valencia

Ministro da Administração Interna já demonstrou a sua solidariedade ao colega espanhol

Comparte el artículo:

O ministro da administração interna de Portugal, José Luís Carneiro, admite a disponibilidade de enviar alguns meios de socorro para o maior incendio do ano em Espanha. A época dos fogos começou, desta forma, mais cedo do que o esperado. Este incendio, que está a lavrar em Valencia, já consumiu uma área superior a mais de quatro mil campos de futebol e obrigou a que 1.500 pessoas tivessem de fugir das suas casas.

Atualmente, mais de 500 operacionais estão no terreno a combater as chamas que no leste de Espanha já afetaram 8 comunidades. No último ano, 493 incêndios estiveram ativos em Espanha. No caso português, os incêndios consumiram 93.519 hectares, três vezes mais do que o total de 2021. Comparando com o ano de 2022, o risco de incêndio em Portugal aumentou cerca de 40%. Em dias de alto risco de incêndios, muitas pessoas poderão ser impedidas de sair de casa.

Nas declarações prestadas aos jornalistas (isto durante a inauguração do Centro Municipal de Operações de Socorro de Gondomar), Carneiro admitiu que já falou com Fernando Grande-Marlaska para oferecer apoio e solidariedade. «Pude falar ontem [sexta-feira] e hoje [sábado] com o ministro do Interior espanhol para manifestar, também, a nossa solidariedade e, se necessário podermos colocar ao dispor dos nossos amigos de Espanha os nossos meios. Para já não foi necessário», disse o ministro português.

Caso seja necessário enviar algum tipo de apoio para o outro lado da fronteira, Portugal estaria disponível para enviar equipas de combate ou/e de socorro de forma automática.

Noticias Relacionadas