Corpo São e Mente Sã – O Turismo de Saúde e Bem-Estar na Eurocidade Chaves-Verin

Comparte el artículo:

Mente sã em corpo são, máxima célebre que promove a saúde mental e o bem-estar físico. O turismo de saúde e bem-estar está cada vez mais ligado a um estilo de vida saudável, se outrora era comum este remeter-nos para uma função curativa através da água mineralizada, nos dias de hoje todos procuramos usufruir dos seus tratamentos para obter um estilo de vida saudável, isto é, uma melhoria na qualidade de vida.

O próprio conceito de bem-estar tem evoluído ao longo dos anos. Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que “saúde não é a mera ausência de doenças, mas um estado de bem-estar” e, a partir deste momento, a definição de bem-estar tornou-se um conceito desafiador, tendo o mesmo sido determinado pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas como turismo de saúde associado a viagens para spas cujo objetivo principal é melhorar o bem-estar físico através de um regime de exercício físico e terapia, controle dietético e serviços médicos relevantes para a manutenção da saúde. Posteriormente, em 2006, a OMS define saúde como «um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade».

Todos procuramos que as férias sejam relaxantes e que nos proporcionem momentos de bem-estar e felicidade, no entanto não necessitamos de estar de férias para melhorar ou manter o nosso bem-estar físico, mental e social. Todos os dias podemos fazer exercício, comer equilibradamente e visitar um spa.

A oferta do turismo de bem-estar acontece onde os recursos naturais o permitem, ou seja, onde encontramos a água termal disponível. Um bom exemplo é a Eurocidade Chaves Verín (ECV) que se afirma como um destino turístico termal de excelência, aliando à oferta diversificada de águas minerais naturais, que se pode encontrar dos dois lados da fronteira, paisagens incríveis e lugares fascinantes capazes de nos proporcionar o bem-estar que tanto ansiamos.

As áreas rurais, florestas, montanhas e fontes termais são lugares que oferecem uma recuperação espiritual que sugere que o bem-estar psicológico proporciona sensações de satisfação e felicidade proporcionando harmonia, relaxamento e estética. Estando cada vez mais ao alcance de cada um a responsabilidade para consigo mesmo de manter o próprio corpo, mente e espírito sãos, destaca-se a ligação positiva entre a natureza e a saúde e bem-estar.

A natureza tem um efeito positivo na saúde física e mental, o que leva a região da ECV a utilizar os seus principais recursos naturais para estruturar a organização do destino turístico e valorizar o seu elevado valor paisagístico. Sendo de evidenciar as atividades recreativas disponibilizadas a fim de proporcionar enriquecimento espiritual, cognitivo e cultural que ocorrem dentro do destino turístico, como seja o turismo rural ou de natureza.

Com o boom do turismo de saúde e bem-estar nos últimos anos, a diversificação e o padrão de qualidade deste produto aumentou tremendamente. Padrões que o destino releva com uma oferta de qualidade inigualável no turismo de saúde e bem-estar. A ECV dispõe de nove nascentes e do rio Tâmega que atravessa a ECV como um eixo de união entre os dois lados da fronteira. Uma região de significativa notoriedade no continente europeu, reconhecida devido ao seu aproveitamento atual das águas, quer seja para tratamentos, quer como água engarrafada, sendo as nascentes hidrominerais mais destacadas, a Cabreiroá, Sousas, Fontenova, Fonte do Sapo, Caldeliñas, Campilho, Vidago, Caldas de Chaves e Vilarelho da Raia.

A quantidade das suas experiências de lazer influencia a sua qualidade e satisfação com a vida, sendo o lazer considerado uma fonte de bem-estar psicológico e a felicidade um importante indicador da qualidade de vida das pessoas.

Por tudo isto, não se esqueça, desfrute do que é de todos!

Anabela Peixoto

Noticias Relacionadas