«Foi um sentimento especial [assumir a seleção portuguesa], porque foi como voltar a casa», afirmou Roberto Martínez

O técnico espanhol também valorizou a capacidade de trabalho dos jogadores portugueses no discurso que fez no encontro dinamizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola

Comparte el artículo:

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola organizou mais um almoço de confraternização com empresários e desta vez o convidado especial foi o selecionador de futebol, Roberto Martínez. O responsável pela seleção portuguesa de futebol, que foi recebido perante o aplauso dos presentes, discursou sobre a liderança em grupo.

Martínez considerou que «trabalhar no futebol é igual a trabalhar em negócios», em prol do «mesmo objetivo», sendo que, no desporto ‘rei’, «não dá para esperar por bons resultados a longo prazo», lembrou. Para Martínez, o pensamento não deve ser momentâneo e deve-se pensar a longo prazo para assim se criar condições para o futuro. A diferença entre os grupos de negócios e os desportivos está na emoção que está associada a estes últimos.

O último selecionador, Fernando Santos, esteve 12 anos no cargo e já há vinte que não havia um treinador da FPF que não fosse nascido em Portugal. O último fora o brasileiro Luís Filipe Scolari. «Foi um sentimento especial [assumir o comando da seleção portuguesa], porque foi como voltar a casa», declarou Martínez. Este sentimento de pertença é sentido na forma de viver, no clima e na hospitalidade portuguesas.

O selecionador espanhol, que anteriormente orientou a Bélgica, está a orientar Portugal há pouco mais de um ano. No encontro, que aconteceu no hotel Intercontinental de Lisboa, o técnico espanhol, que se considera um sortudo, valorizou o jogador português como «o melhor profissional que há no futebol europeu». Segundo o selecionador, Portugal tem 82 jogadores convocaveis a atuar nas principais ligas do mundo.

O índice de trabalho e de esforço que apresentam os jogadores portugueses deveria ser imitado para aumentar a produtividade no país, que é mais baixa do que em Espanha. Esta é uma virtude difícil de encontrar. A mentalidade ganhadora do jogador luso foi o que mais surpreendeu Roberto Martínez, algo «nunca tinha visto». A língua em comum é vista pelo selecionador como um ponto positivo que o balneário português apresenta.

A equipa, orientada por Martínez e capitaneada por Cristiano Ronaldo, prepara-se para o Euro 2024, competição onde o catalão pretende chegar o mais longe possível. A estreia está agendada para 18 de junho, em Leipzig, diante da República Checa. O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

Noticias Relacionadas